sexta-feira, 27 de novembro de 2009

4. MULHER-HERA

Imponente e real, a bela Hera, a quem os romanos conheciam como Juno, era a Deusa do matrimônio. Pensa-se que seu nome signifique "Grande Senhora".

Era a esposa de Zeus (Júpiter), o deus supremo dos olímpicos por quem era sempre traída.
Os conflitos com Zeus refletem o poder que ela outrora deteve com uma grande deusa cuja a veneração precedeu Zeus.

Com o advento da sociedade patriarcal Hera deixou de ser cultuada com uma grande mãe, e passou a ser cultuada como esposa de Zeus, e a ser considerada co-governante do Olimpo, onde oficialmente partilhava o poder com o chefe dos deuses.

Na mitologia grega Hera tinha dois aspectos contrastantes: era solenemente reverenciada e venerada em rituais como poderosa deusa do casamento ( conceito matriarcal, resquício da cultura matrilinear), e foi difamada por Homero com víbora vingativa, brigenta e ciumenta( conceito patriarcal que procurou ridicularizar e mutilar as divindades femininas, em favor do engrandecimento das divindades masculinas).

Como Deusa do casamento, Hera foi reverenciada e injuriada, honrada e humilhada.Ela mais do que qualquer outra deusa , tem atributos marcadamente positivos e negativos, o mesmo é verdadeiro para o arquétipo de Hera, uma força intensamente poderosa para a alegria ou a dor na personalidade de uma mulher.

A mulher-Hera exala confiança em si mesma, tem perfeito domínio sobre si própria e também sobre os outros.A consciência de Hera é sempre percebida nas mulheres mais velhas.

A mulher-Hera é aquela que nasceu para mandar, podendo se tornar impiedosa como dirigente de uma organização ou até mesmo de uma nação, caso se veja desafiada, menosprezada, ou traída

Em nosso mundo, ela costuma personificar a esposa de "um grande homem".
Hera é um oponente formidável, seja na família ou na esfera política.

Uma vontade de ferro, valores inalienáveis e idéias fixas caracterizam a mulher-Hera madura.

Uma versão desta mulher foi percebida em Margareth Thatcher, a mulher implacável, onde os membros do governo britânico mostravam-se profundamente chocados com os modos arrogantes e ditatoriais da primeira-ministra.

Com ou sem poder, a Hera Moderna é matriarcal, a abelha-rainha de sua família. Defende valores conservadores, como também tenderá a assumir o papel de juíza dos novos gostos e costumes.


Ela adora todos os encontros familiares, onde se vê adorada e rodeada por filhos e netos.

O amor deles geralmente é secundário, muito mais importante é que eles a respeitem e reverenciem.
Independentemente das suas origens sociais, a mulher-Hera quase sempre aspirará à proeminência em qualquer grupo a que pertencer.


A jovem Hera é muito parecida com a jovem Atena.
Ambas são brilhantes e cheias de energias e exalam auto-confiança.
Mas as ambições de uma e outra são diferentes. A jovem Atena estará ocupada com as opções de pós-graduações e treinamento profissional.

A jovem Hera, mantêm os olhos bem abertos na busca daqueles homens, que ao seu ver têm maior chance de sucesso na vida, e descobrirá alguma maneira de sair e casar com o mais bem sucedido deles. O amor para a jovem Hera só é possível se vier acompanhado de segurança financeira e de uma posição social estável e de destaque

Em resumo, a jovem Hera busca um marido e a jovem Atena busca uma carreira.

A mulher-Hera dá todas as indicações de aceitar a maternidade com calma e sem hesitação, mas de maneira alguma será a mãe branda, tolerante e permissiva como Deméter.


Sempre preocupada com o "status" e a respeitabilidade social, a mãe Hera é disciplinadora e exigirá que seus filhos sejam tão bem sucedidos quanto o pai.
Quando se diz "atrás de um grande homem, existe uma grande mulher..", é a mais pura verdade e, esta mulher é uma mulher-Hera.


Considerada a "sombra" do marido, quando não consegue realizar seus desejos e fantasias, ela poderá intimidá-lo e até mesmo tiranizá-lo.

E, se finalmente conseguir o que quer, quase sempre permanecerá sedenta de mais poder e ascenção social.
A dinâmica de Hera consiste em ela querer estar onde as coisas acontecem e a origem da maioria de seus protestos está em excluí-la de qualquer ação.


Bem no fundo, ela quer viver e agir como um homem num mundo de homens.

A mulher Hera não atribui muito valor as amizades, geralmente não tem uma melhor amiga. Prefere estar com seu marido e programar coisas com ele. Se tem amizade íntima e duradoura com outras mulheres outras deusas são reponsáveis.


Referência: Referência: As Deusas e a Mulher - Jean Shinoda Bolen
A Deusa Interior - Jennifer Barker Woolger/Roger J. Woolger


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística,Taróloga,Cabalista, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário